Notícias

Queda de helicóptero em SP: Cenipa diz que aeronave 'colidiu com vegetação' durante voo

Quatro pessoas morreram no acidente


17/01/2024 19h59

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou as primeiras informações sobre a queda do helicóptero em Paraibuna, no interior de São Paulo.

Segundo o Cenipa, “a aeronave decolou do aeródromo Campo de Marte (SBMT), São Paulo com destino ao heliponto Maroum (SJDO), Ilhabela, com um tripulante e três passageiros a bordo, a fim de realizar voo privado. Durante o voo, a aeronave colidiu com a vegetação em área de mata do município de Paraibuna”.

Leia mais: Justiça determina que prefeitura de SP volte com o serviço de aborto legal para pacientes

O órgão afirmou que o helicóptero sofreu danos de natureza "substancial". A investigação que apura o acidente ainda está em fase de “reporte inicial” e um relatório final deve ser divulgado ao fim dos trabalhos.

"As investigações realizadas pelo CENIPA não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas elaboram hipóteses que permitem entender as circunstâncias que podem ter culminado na ocorrência", destaca.

Os quatro tripulantes morreram no acidente. A aeronave foi encontrada na última sexta-feira (12), após 12 dias de buscas.

Relembre o caso

O helicóptero, um Robinson R44 fabricado em 2001, desapareceu no dia 31 de dezembro. A aeronave decolou no Campo de Marte e tinha como destino Ilhabela, litoral norte do estado, que fica a 42 km do ponto da queda.

A aeronave estava em um local de mata fechada e foi localizada por equipes do Comando de Aviação da Polícia Militar após 12 dias de buscas.

Pouco antes do acidente, o piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, fez um pouso de emergência próximo a uma represa em Paraibuna. O helicóptero foi encontrado a 10 km do local onde foi feita a primeira parada.

Leia também: Valor do IPTU em São Paulo já está disponível para consulta: veja como acessar!

Todas as quatro pessoas a bordo do helicóptero foram encontradas mortas. Além do piloto Cassiano Tete Teodoro, estavam a bordo do helicóptero Luciana Marley Rodzewics Santos, de 46 anos, a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sawunoto, de 20, e Rafael Torres, um amigo da família, de 41 anos.

Os corpos das quatro vítimas foram enterrados no último domingo (14) em São Paulo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido