Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ciete Silvério/Governo do Estado de SP
Ciete Silvério/Governo do Estado de SP

Uma pesquisa do Serasa revelou que os gastos com automóvel são a segunda maior despesa no orçamento dos brasileiros, perdendo apenas para a alimentação e ficando na frente de contas da casa, como água, luz e gás.

O estudo mostrou que uma a cada três famílias admite gastar mais do que o planejado com o carro. Além disso, 92% dos entrevistados alegaram que sofreram algum custo inesperado com o veículo.

“As pessoas levam em consideração, muitas vezes, só a parcela do carro, quando é um financiamento, o combustível e, às vezes, o seguro porque é uma coisa que tem que ser paga ali todo mês como gasto com o carro. Mas não levam em consideração a manutenção, revisões e possíveis multas”, explica Clara Aguiar, especialista em educação financeira.


IPVA, seguro, licenciamento e combustíveis devem ser considerados gastos fixos com o automóvel e devem estar na planilha do orçamento. Mas é necessário estar preparado para os variáveis, como estacionamento, pedágio, revisões e consertos.

Leia também: O que está por trás do boom de carros elétricos no Brasil

“Se você não tem essa visão, é muito mais fácil se perder nos gastos e acabar se endividando. Em contrapartida, quando você tem esse conhecimento, tem essa visão e acompanha sempre, você tem mais liberdade financeira. Tem mais possibilidade de tomar melhores escolhas na sua vida e consegue consumir de forma mais consciente”, completa Aguiar.