Notícias

Motorista de aplicativo que não ligar ar-condicionado no RJ deve ser levado à delegacia, diz secretário

O Governo do Rio de Janeiro alegou que, enquanto não houver adaptação, veículos sem ar-condicionado estão proibidos de aceitar passageiros em aplicativos de carona


22/01/2024 16h36

Motoristas de aplicativos, como Uber e 99, que não ligarem o ar-condicionado no Rio de Janeiro podem ser levados à delegacia, conforme determinação do secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

“Em caso de o passageiro adentrar em um carro desse [de carona por aplicativo] e pedir para ativar o ar-condicionado e o motorista se recusar, o passageiro tem ao lado dele o agente público. imediatamente, esse motorista está cometendo um crime contra o consumidor e será conduzido para a delegacia”, afirmou Fonseca ao g1.

A discussão sobre a disponibilização de ar-condicionado nas corridas por aplicativo surgiu após uma moradora da capital carioca flagrar um motorista cobrando uma taxa adicional de R$ 0,50 por quilômetro rodado para ofertar o serviço.

Leia mais: Sonia Guajajara viaja a Bahia após conflito entre fazendeiros e indígenas

Reprodução: redes sociais


O Governo do Estado, em uma publicação no Diário Oficial, alegou que proíbe a conduta do motorista. Além disso, a gestão ressaltou que, enquanto não houver adaptação, veículos sem ar-condicionado estão proibidos de aceitar passageiros.

Em nota, a Uber informou que “é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos [motorista e passageiro] ao longo do trajeto”. A empresa também destacou que “é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber”.

Leia também: Turnê de Ludmilla pelo Brasil ganha mais quatro datas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido