"Ninguém criou imposto, nem aumentou a alíquota de nada", diz Fernando Haddad sobre gasto tributário
No Roda Viva, o ministro afirma "o que está acontecendo é a revisão de verdadeiros absurdos que foram criados e que geraram um rombo nas contas públicas”
22/01/2024 22h45
O Roda Viva recebe Fernando Haddad nesta segunda-feira (22).
Durante o programa, o analista de economia da CNN Brasil, Fernando Nakagawa, pergunta ao ministro da Economia por que a pauta sobre gasto tributário "avançou pouco" nas discussões do governo.
“Nós precisamos ter muita cautela com todo benefício dado. Ele precisa estar limitado na lei, precisa ter prazo para acabar e precisa haver contrapartida. Se não tiver tudo isso, depois não é possível tirar”, explica Haddad.
“Assim que assumimos em 2022, fomos tirar uma radiografia do que estava acontecendo com o orçamento federal e entender por quê a arrecadação tinha caído tanto. No ano passado, a receita primária foi de 17,7% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto em 2010 foi 20% do PIB.”
“A gente ainda ouve dizer que está havendo um aumento de carga tributária. Não está havendo. Ninguém criou imposto, ninguém aumentou a alíquota de nada. O que está acontecendo é a revisão de verdadeiros absurdos que foram criados e que geraram um rombo nas contas públicas”, afirma o ministro.
Na edição, compõem a bancada do programa Flávia Barbosa, editora executiva do jornal O Globo, Fernando Exman, diretor da sucursal de Brasília do Valor Econômico, Adriana Fernandes, repórter especial e colunista da Folha De S. Paulo, Fernando Nakagawa, analista de economia da CNN Brasil, e Martha Beck, repórter da Bloomberg. Os desenhos são feitos pelo cartunista Luciano Veronezi em tempo real.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no aplicativo Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo "Twitter"), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS