Notícias

“Se eu não tivesse convicção, não estaria defendendo”, diz Haddad sobre zerar déficit fiscal

No final de dezembro de 2023, o ministro anunciou um conjunto de novas medidas para tentar zerar o déficit das contas públicas


22/01/2024 23h18

O Roda Viva recebe o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (22).

No programa o ministro fala sobre o desejo de atingir a meta de déficit fiscal zero, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no orçamento da União. Segundo Haddad, “se ele não tivesse muita convicção do tema, ele não estaria defendendo”.

“Eu tenho um objetivo, não depende só de mim cumprir esse objetivo. Não vai ser um ministro que vai conseguir entregar um resultado. Eu dependo do judiciário, dependo do Executivo e do Legislativo. E até agora eu não posso reclamar de ninguém. A democracia você tem que ouvir o outro. No que me diz respeito, se eu não tivesse muita convicção do que eu estou perseguindo, eu não teria defendido há 13 meses a mesma coisa”, afirma.

No final de dezembro de 2023, Haddad anunciou um conjunto de novas medidas que será enviado pelo governo ao Congresso Nacional para tentar zerar o déficit das contas públicas federais nos próximos anos.

As medidas são para que o governo consiga cumprir a meta fiscal prevista no Orçamento de 2024 de déficit zero, ou seja, gastar apenas o que será arrecadado no ano, sem aumentar a dívida pública.

Todas as propostas serão analisadas pelo Congresso na volta do recesso parlamentar.

A bancada do programa é composta por Flávia Barbosa, editora executiva do jornal O Globo, Fernando Exman, diretor da sucursal de Brasília do Valor Econômico, Adriana Fernandes, repórter especial e colunista da Folha De S. Paulo, Fernando Nakagawa, analista de economia da CNN Brasil, e Martha Beck, repórter da Bloomberg. Os desenhos são feitos pelo cartunista Luciano Veronezi em tempo real.

Assista ao programa completo: 

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no aplicativo Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo "Twitter"), YouTube, Tik Tok e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido