Notícias

Pela terceira vez, governador de Roraima tem o mandato cassado pelo TRE

Ministério Público Eleitoral entendeu que Antônio Denarium utilizou estrutura estatal com o objetivo de interferir no pleito eleitoral


23/01/2024 17h57

O governador de Roraima Antônio Denarium (Progressistas) teve seu mandato cassado pela terceira vez pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dessa vez, ele foi condenado por abuso de poder político e econômico, que tem pena de oito anos de inelegibilidade. Como a decisão cabe recurso, ele permanece no cargo até a decisão final.

O TRE também cassou o mandato do vice-governador, Edilson Damião (Republicanos). Também cabe recurso e ele espera no cargo.

A desembargadora Elaine Bianchi declarou que novas eleições estaduais devem ser realizadas para decidir quem será o novo governador de Roraima.

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do mandato da chapa após colocarem dinheiro nos programas Cesta da Família e Morar Melhor em ano eleitoral. Segundo a relatora, o governador utilizou “estrutura estatal e de vultosos recursos com o propósito de interferir no pleito eleitoral”.

Leia também: IBGE volta a usar o termo favela no Censo após 50 anos

“A análise empreendida revela que no ano eleitoral de 2022 o gasto de recursos em medidas eleitoreiras e em flagrante infração à legislação eleitoral pode ter ultrapassado o patamar de R$ 90 milhões”, disse desembargadora Tânia Vasconcelos em sua decisão.

Em nota, Denarium afirmou respeitar a decisão judicial, mas que está confiante que a situação será revertida.

Leia também: “Vamos fazer as mudanças para quem ganha até dois salários mínimos não pague IR”, promete Lula

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido