Taiwan diz que aviões de combate da China sobrevoaram perto da ilha
A China considera que Taiwan é parte de seu território e afirma ter a soberania da ilha
26/01/2024 17h16
O Ministério de Defesa de Taiwan disse que detectou a presença de 23 aviões de combate da China sobrevoando perto da ilha de Taiwan nesta sexta-feira (26). Segundo o ministério, as aeronaves estavam realizando patrulhas em conjunto, como se estivessem prontas para combate.
Nos últimos quatro anos, é comum que a China envie aeronaves e navios de guerra para regiões próximas de Taiwan. O país considera que Taiwan é parte de seu território e afirma ter a soberania da ilha.
Leia também: Sinner bate Djokovic e está na final do Australian Open
Conheça Mayra Ramírez, jogadora mais cara da história do futebol feminino
Das 23 aeronaves, 13 atravessaram a linha de divisão entre os países no Estreito de Taiwan. A marca é uma barreira não oficial entre os dois, mas os chineses não reconhecem a existência da divisão e frequentemente a ultrapassam.
Nos próximos dias, Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional dos EUA, e Wang Yi, Ministro das Relações Exteriores da China, vão se encontrar na Tailândia para conversas sobre questões militares e sobre como conter a produção de fentanil, um opióide cujo consumo tem crescido. Wang Yi já afirmou que Taiwan será um dos temas de discussão no encontro.
REDES SOCIAIS