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Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

Sete em cada dez alimentos sofreram reduções de peso ou volume nos últimos três anos no Brasil. Os dados são de um levantamento realizado pela consultoria Kantar.

De acordo com a pesquisa, desde 2021, os sorvetes foram os produtos que tiveram a maior redução, com 26%. Os cafés instantâneos ficaram em segundo lugar, com diminuição de 17%. Bebidas vegetais, itens congelados e salgadinhos ficaram, respectivamente, 13%, 12% e 11% menores.

Essa perda no volume dos alimentos é chamada de ‘reduflação’ pelos economistas. Conforme o estudo, as empresas justificam que precisam fazer ajustes no tamanho dos produtos em virtude dos custos de produção estarem cada vez maiores.

Segundo Roberto Kanter, professor de estratégia de negócios na FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), os consumidores reclamam em primeiro momento do peso das embalagens, mas, logo após, continuam a comprar os produtos da marca de preferência.

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“Quando ele percebe que a marca que ele utiliza como primeira opção fez isso, ele talvez fique um pouco revoltado e opte pela segunda marca, onde ele vai pagar o mesmo preço com uma quantidade maior. No entanto, a verdade é que posteriormente essa segunda, terceira marca vão fazer a mesma coisa” explica em entrevista exclusiva ao jornalismo da TV Cultura.

Uma determinação do Ministério da Justiça obriga que as empresas devem avisar a redução de peso nas embalagens por pelo menos seis meses.

Entretanto, ainda há um projeto de lei em tramitação no Senado que quer ampliar essa regra para dois anos. A proposta já passou pelas comissões da casa e aguarda votação no plenário.

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