Tromba d'água é registrada em praia de Florianópolis; saiba o que fazer ao avistar o fenômeno
Defesa Civil do estado catarinense publicou o momento do fenômeno nas redes sociais
26/01/2024 18h46
Uma tromba d’água se formou na manhã desta sexta-feira (25) em Florianópolis. O fenômeno aconteceu no mar da praia do Santinho. O portal da TV Cultura entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que confirmou o registro entre 9h e 11h30.
Assista ao vídeo divulgado pela Defesa Civil do estado catarinense:
Ainda que sejam muito parecidas com tornados, as trombas d'água geralmente não são tão intensas e têm uma vida útil curta. Além disso, elas costumam se dissipar ao entrar em contato com a costa.
A tromba d'água traz riscos à população?
De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), o maior risco causado por trombas d'água é para pequenas embarcações. Dessa forma, a recomendação é se manter afastado caso esteja navegando.
“Como o fenômeno se desconfigura ao se aproximar do continente, não traz riscos para a população que estiver na costa”, afirmou a Defesa Civil em nota à TV Cultura.
É possível prever o fenômeno?
“As condições atmosféricas desta sexta (26) eram propícias para o desenvolvimento do fenômeno, mas não tem como prever”, respondeu a SDC.
De todo modo, o sistema se forma em corpos d’água, como oceanos, rios ou lagos.
Um dos primeiros sinais de sua formação é a nuvem funil, que quando se aproxima da superfície da água, dá origem a uma coluna giratória de ar.
Para isso, é necessário que a atmosfera apresente cisalhamento dos ventos, que nada mais é que uma mudança na direção dos ventos com a altitude, possibilitando uma rotação atmosférica. Na prática, esse fenômeno costuma ocorrer em nuvens de tempestades.
“Ressaltamos que eventos como esse são fenômenos naturais e fazem parte da dinâmica complexa da atmosfera sobre áreas costeiras”, finalizou a Defesa Civil.
Leia também: Monstros do mar? Veja por que tantos ataques de tubarão acontecem no Nordeste do Brasil
REDES SOCIAIS