O esquema de segurança da Polícia Militar para evitar crimes durante o Carnaval 2024 no estado de São Paulo terá início neste sábado (3) com o pré-Carnaval.
A operação deve mobilizar 15 mil policiais, 6 mil viaturas, helicópteros, drones e agentes “infiltrados”. O efetivo também deve atuar entre os dias 5 e 16 de fevereiro, e também no pós-carnaval, nos dias 17 e 18.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foliões poderão contar com policiais a pé, circulando por locais estratégicos, além de um policiamento “velado” ser promovido. Ou seja, os agentes estarão com trajes civis em meio ao público para observar atitudes suspeitas e avisar a central de operações.
Eles ainda receberam treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual e atuar no acolhimento e no encaminhamento das vítimas para as redes de proteção.
Leia também: Brasil fica com a 104ª posição em ranking sobre corrupção
A Polícia Rodoviária será mobilizada para garantir a segurança nos deslocamentos pelas rodovias, assim como a PM Ambiental, para evitar crimes e proteger os foliões que forem passar as festas nas zonas rurais e ranchos.
No litoral também haverá policiamento específico, além do reforço que já existe com a Operação Verão, que está em andamento. Além do policiamento ostensivo para flagrar roubos e furtos de celulares, a PM vai atuar para combater a receptação dos aparelhos.
“Em 2023, tivemos o Carnaval mais seguro de todos os tempos, com diminuição de todos os indicadores criminais. Então, em 2024, temos o grande desafio de conseguir índices ainda melhores, e trabalharemos para isso”, expõe o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas.
REDES SOCIAIS