Notícias

Após ameaça de ataque, navio com 16 mil animais é abandonado na costa da Austrália

O navio deixou a Austrália em 5 de janeiro com destino a Israel, onde deveria descarregar, mas desviou de seu curso devido à ameaça de ataque da milícia Houthi do Iêmen


31/01/2024 09h44

Um navio com cerca de 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos foi abandonado na costa da Austrália em um calor sufocante nesta terça-feira (30) após ser forçado a desistir de uma viagem pelo Mar Vermelho.

Leia mais: Governo Federal inclui 14 trechos de rodovias no Programa Nacional de Desestatização

A embarcação deixou a Austrália em 5 de janeiro com destino a Israel, onde deveria descarregar, mas desviou de seu curso devido à ameaça de ataque da milícia Houthi do Iêmen, antes de ser mandada de volta para casa pelo governo australiano.

Os animais estão agora no limbo e poderiam ser descarregados na Austrália, onde as regras de biossegurança exigiram que ficassem em quarentena, ou enviados de volta ao mar para uma viagem de um mês a Israel, contornando a África, evitando o Mar Vermelho, segundo as autoridades da indústria e o governo.

O encalhe é o mais recente impacto dos ataques a navios no Mar Vermelho, a principal rota marítima entre a Europa e a Ásia, que perturbaram o comércio global. Também sublinha o risco para a indústria de exportação de animais vivos da Austrália, que envia centenas de milhares de animais para o Oriente Médio todos os anos.

Leia também: Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 26,9 mil mortos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido