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Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

As reclamações contra as empresas aéreas que operam no Brasil aumentaram 9,8% no quarto trimestre em 2023, em comparação com mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ao todo, foram 82,5 reclamações a cada 100 mil passageiros. Nesses últimos três meses, foram transportados 28,9 milhões de passageiros pagos e registradas cerca de 23 mil reclamações por meio do portal Consumidor.gov.br, do governo federal.

O levantamento da Anac está contido no Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo.

Veja abaixo as três empresas nacionais com mais reclamações:

Gol: 88,7 queixas a cada 100 mil passageiros;
Latam: 77,2 queixas a cada 100 mil passageiros;
Azul: 75,3 queixas a cada 100 mil passageiros.

Confira o comparativo de queixas entre as companhias estrangeiras:

TAP: 175,1 queixas a cada 100 mil passageiros;
Copa Airlines: 80,9 queixas a cada 100 mil passageiros;
Air France: 76,2 queixas a cada 100 mil passageiros;
American Airlines: 72,8 queixas a cada 100 mil passageiros;
Aerolineas Argentinas: 66,5 queixas a cada 100 mil passageiros;
United Airlines: 46,3 queixas a cada 100 mil passageiros.

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Vale destacar que a nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi 3,5, em uma escala de 1 a 5, o mesmo valor que no ano anterior. Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de seis dias, que representa um aumento de 33,3%.

No quesito desempenho na solução de problemas, o índice foi de 86,1%, 7% acima do que no 4º trimestre de 2022.

Segundo os dados, a Azul foi a que mais solucionou problemas e a que obteve maior nota de satisfação entre os consumidores. Já a Latam foi a que apresentou o menor tempo médio de resposta, de 4,7 dias.

Veja quais foram os temas que mais apareceram nas reclamações:

Imagem: Reprodução/Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br

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