Notícias

Lewandowski toma posse como ministro da Justiça nesta quinta (1º); saiba quem ele é

Ministro aposentado do STF assume a cadeira ocupada por Flávio Dino


01/02/2024 09h18

Ricardo Lewandowski toma posse como ministro da Justiça nesta quinta-feira (1º). A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, às 11h.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) assume a cadeira ocupada por Flávio Dino, futuro ministro do STF. Os dois se reunirão no Palácio da Justiça, às 16h30, para a transmissão do cargo.

Aos 75 anos, ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, e é casado com Yara de Abreu Lewandowski, com quem tem três filhos. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973).

É mestre, doutor e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Esta é a segunda vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o indica para um cargo de relevância.

Leia também: Rei Charles III "está progredindo" na recuperação pós cirurgia, diz Palácio de Buckingham

Em 2006, durante o primeiro mandato, o petista nomeou o magistrado para o Supremo. Os dois mantêm uma relação de proximidade há décadas. Ambos iniciaram suas carreiras em São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo.

Lewandowski ingressou na magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados (1990 a 1997).

Desde que se aposentou, em abril de 2023, ingressou no Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e no Conselho Jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No entanto, após receber a proposta de Lula para chefiar a pasta, teve que deixar os cargos, além de encerrar contatos com clientes para quem advogava e cessar sua participação em processos.

Leia também: TRE do Paraná marca para 8 de fevereiro ação que pode cassar mandato de Moro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido