Febraban ensina como aumentar a segurança dos apps bancários durante o carnaval
Entre as prioridades está a proteção do celular e dos cartões de crédito e débito
09/02/2024 20h01
O carnaval já chegou e junto com a festividade aumenta a aglomeração de pessoas em bloquinhos por todo país. É nesses momentos que criminosos aproveitam para furtar celulares e aplicar golpes na hora de realizar um pagamento, como o famoso “golpe da maquininha”.
“O campo da senha deve mostrar apenas asteriscos. O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado. E é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha, e confira se o cartão devolvido é realmente o seu”, destaca Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Justamente pensando em aumentar a segurança dos apps bancários nesses dias de folia, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou 10 dicas que os foliões devem ficar atentos. Veja abaixo:
1) Proteja seu cartão e celular e não os guarde soltos em bolsos;
2) Antes de sair de casa, revise os limites de seu Pix e também do seu cartão para valores que realmente for usar na festa;
3) Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo. Se não for possível, confira se o cartão devolvido é realmente o seu;
4) Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor;
5) Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso ou cheque a transação em seu aplicativo;
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6) Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando. Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie;
7) Baixe o aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça. Para mais informações, clique no link;
“Independente do Carnaval, recomendamos que o cliente instale o aplicativo Celular Seguro, uma importante iniciativa, que permitirá que um celular perdido, furtado ou roubado seja bloqueado de maneira rápida”, enfatiza Volpini.
8) Use sempre as ferramentas de segurança oferecidas pela empresa de seu celular;
9) A senha deve ser única para acesso ao banco. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos. Ative o bloqueio automático de tela;
10) Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.
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