Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos de decretos municipais que dispensavam a vacina contra a Covid-19 para matrícula e rematrícula na rede pública de 19 municípios de Santa Catarina.
A decisão, divulgada nessa quinta-feira (15) e que atende a um pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), atinge os seguintes municípios: Joinville, Balneário Camboriú, Içara, Modelo, Presidente Getúlio, Rancho Queimado, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Saudades, Jaguaruna, Taió, Formosa do Sul, Criciúma, Brusque, Blumenau, Ituporanga, Sombrio, Santa Terezinha do Progresso e São Pedro de Alcântara.
Leia também: Enel tem dez dias para pagar multa de R$ 165 milhões por apagão em São Paulo
De acordo com ele, "o direito assegurado a todos os brasileiros e brasileiras de conviver num ambiente sanitariamente seguro sobrepõe-se a eventuais pretensões individuais de não se vacinar", ressalta.
Apesar da decisão do ministro, alguns locais já haviam recuado dos decretos, como Joinville, por exemplo, que o cancelou no dia 8 de fevereiro após a prefeitura receber uma recomendação do Ministério Público do estado.
O governo local concordou em fazer campanhas para explicar a importância da imunização contra a Covid-19 e todas as outras vacinas necessárias.
Leia também: Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, morre na prisão aos 47 anos
REDES SOCIAIS