Concurso Unificado já tem mais de 2,1 milhões de inscrições confirmadas
Prova será aplicada no dia 5 de maio
19/02/2024 19h18
O Ministério da Gestão e Inovação anunciou nesta segunda-feira (19) que o Concurso Público Nacional Unificado já recebeu 2,1 milhões de inscrições confirmadas. O número é a soma dos 600 mil candidatos isentos de pagar a taxa de inscrição e dos 1,5 milhão que tiveram o pagamento da guia de recolhimento aprovado.
O total ainda é uma prévia e se refere ao número de inscrições confirmadas após o pagamento da taxa. Os candidatos tiveram até sexta-feira (16) para pagar o boleto.
Leia mais: Argentina fecha janeiro no azul e registra superávit mensal pela primeira vez em 12 anos
O concurso nacional unificado terminou suas inscrições com 2,65 milhões de candidatos. Portanto, faltam cerca de 550 mil inscrições a serem confirmadas.
Segundo o Ministério, os números ainda são parciais porque foram obtidos durante o final de semana, sem contabilizar algumas compensações bancárias que podem durar até dois dias úteis.
“Após a compensação bancária final dos pagamentos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgará, entre outros dados, o balanço final de inscrições confirmadas e o número total de inscritos por bloco temático”, disse a pasta.
O Concurso unificado vai preencher 6.640 vagas no governo federal. Ao todo, o Concurso Público Nacional Unificado contará com 8 blocos temáticos que irão separar as vagas de acordo com a especialidade do candidato:
Infraestrutura, Exatas e Engenharia: 727 vagas
Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas
Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas
Trabalho e Saúde do Servidor: 970 vagas
Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016
Setores Econômicos e Regulação: 359
Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748
Nível Médio/Intermediário: 692
A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho, deve sair o resultado final, indicando a classificação dos aprovados.
As provas
Marcadas para o dia 5 de maio, os exames serão aplicados em dois turnos:
Matutino (2h30 de prova)
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação
Vespertino (3h30 de prova):
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
Nível médio: provas objetivas (40 questões).
Leia também: Janja defende Lula e diz que fala se referiu "ao governo genocida e não o povo judeu"
REDES SOCIAIS