Em meio à crise diplomática com Israel, Lula se encontra com secretário de Estado dos EUA
Um dos nomes de confiança de Joe Biden, Antony Blinken irá para a Argentina após visita ao Brasil
21/02/2024 10h49
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (21).
Um dos nomes de confiança de Joe Biden, ele ocupa o cargo que no Brasil equivale ao de ministro das Relações Exteriores. O posto é considerado o terceiro mais importante, atrás da presidência e vice-presidência.
O encontro ocorre em meio à uma crise diplomática, após Lula fazer críticas a Israel pela atuação no conflito que persiste na Faixa de Gaza. Na terça-feira (20) os Estados Unidos vetaram pela terceira vez uma proposta de resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) — apresentada pela Argélia que pedia um cessar-fogo.
Leia também: Morre o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore aos 84 anos
Após cumprir compromissos em solo brasileiro, com passagens por Brasília e Rio de Janeiro, ele terá uma reunião com Javier Milei, presidente da Argentina.
A visita à América do Sul ocorre no contexto dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e EUA, completados neste ano.
O Palácio do Planalto não divulgou detalhes do bate-papo até o momento. No entanto, um comunicado emitido pelo governo americano afirma que questões bilaterais e globais estariam em pauta, além de enfatizar o apoio à presidência do país no G20 — grupo que reúne as maiores economias mundiais.
Leia também: Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 97 milhões
REDES SOCIAIS