A Polícia Federal (PF) deve incluir o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em ato na avenida Paulista, em São Paulo, no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Para a PF, na fala, o Bolsonaro teria admitido o conhecimento sobre a minuta golpista.
Leia mais: Em manifestação, Bolsonaro defende anistia aos presos pelo 8 de janeiro
“Agora, o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha a santa paciência”, disse aos apoiadores.
O documento que ficou conhecido como "minuta do golpe" foi encontrado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres em janeiro de 2023, que decretava Estado de Defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O rascunho tinha o objetivo de alterar o resultado das eleições presidenciais, que teve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor.
Relembre investigação da PF
Bolsonaro foi alvo de uma busca e apreensão no dia 8 de fevereiro. A PF deflagrou a operação "Tempus Veritatis" – "hora da verdade", que também teve como alvos ex-ministros e ex-assessores do político por tentarem dar um golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso.
As autoridades encontraram uma cópia de um vídeo de uma reunião ministerial, onde ele diz que os ministros não devem esperar o resultado das eleições para agir. Além disso, um documento com conteúdo golpista estava no gabinete de Bolsonaro na sede do PL.
REDES SOCIAIS