Presidente dos EUA diz esperar acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas até a próxima semana
EUA pressionam governo israelense por uma trégua
26/02/2024 20h56
Em um evento político na cidade de Nova York nesta segunda-feira (26), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que espera a concretização de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas até a próxima segunda-feira (4).
De acordo com a agência de notícias Reuters, autoridades do governo de Israel viajaram ao Catar, país onde fica o escritório político do Hamas, para negociar um acordo de trégua e libertação de reféns em Gaza.
O Hamas condiciona a libertação de mais de 100 reféns à retirada de Israel da Faixa de Gaza e o fim dos ataques israelenses na região. Já Israel oferece uma pausa temporária nos ataques e defende a continuação das operações até que o grupo radical palestino seja erradicado. O governo israelense também quer o controle da segurança de Gaza por tempo indeterminado.
Leia também: Governo de Israel afirma ter encontrado túnel de 10 km que liga norte ao sul da Faixa de Gaza
Os EUA pressionam Israel por uma trégua nas hostilidades e querem evitar um ataque israelense em Rafah, última cidade no extremo sul da Faixa de Gaza, região onde mais da metade dos 2,3 milhões de habitantes do enclave estão abrigados.
O conflito entre Israel e o Hamas se intensificou em outubro do ano passado, após um ataque do grupo extremista em solo israelense. Desde então, mais de 29 mil pessoas foram mortas no território palestino, de acordo o Ministério da Saúde do Hamas.
Leia também: Israel realiza ataque na região de Bekaa, onde fica localizada a maior comunidade brasileira do Oriente Médio
REDES SOCIAIS