Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe Ilan Goldfajn, primeiro presidente brasileiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda-feira (26).

O economista israelense-brasileiro também já atuou, entre 2016 a 2019, na presidência do Banco Central (BC) e era diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No programa, a jornalista Vanessa Adachi, editora-chefe do Capital Reset, perguntou a Goldfajn se a visão de mundo e o que ele entende como prioridade mudaram após sua entrada no BID.

Em resposta, Ilan responde que “não” e afirma que quando estava no BC também estava “ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Derrubar a inflação é distribuição de renda também. Não é só inflação, é competição do mercado financeiro, pois com competição você consegue trazer mais para mais gente. Finalmente, [há] a inclusão financeira. A inclusão muitas vezes começa no financeiro”, complementa o economista.

Além disso, Goldfajn afirma que o Pix inclui a população no sistema econômico. “Pix é uma ideia de fazer algo de graça que pudesse incluir muito mais gente, mas ninguém pensou que [iria gerar] muitos milhões. Tivemos a ideia de fazer algo extremamente alto que incluía todo mundo dentro de um sistema financeiro”, finaliza.

Participam da bancada de entrevistadores Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico, Luciana Magalhães, correspondente do The Wall Street Journal no Brasil, Marcela Ayres, repórter de economia da Reuters, Renato Andrade, diretor da sucursal do Globo em São Paulo, e Vanessa Adachi, editora-chefe do Capital Reset.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.

Veja o programa completo: