São Paulo promove “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue nesta sexta (1º)
Iniciativa busca reforçar a atuação de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti
01/03/2024 10h41
O estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira (1º) o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue.
A iniciativa busca reforçar a atuação de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença, como, por exemplo, atividades nas escolas públicas.
O evento, anunciado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo do Estado de São Paulo, contará com a participação dos secretários estaduais da Saúde, Educação, representantes da Defesa Civil, e com o reforço do Exército e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
“É fundamental mobilizar a sociedade e municípios neste Dia D. O trabalho de combate aos criadouros do mosquito precisa da união de todos os esforços possíveis para contribuir diretamente na redução do número de casos da doença”, ressalta Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Leia também: Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024
Dia D na capital
Na capital paulista haverá ação especial no bairro do Jabaquara, na Escola Estadual Almirante Barroso. Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conduzirão debates em sala de aula sobre medidas preventivas e a importância da eliminação de criadouros, com apresentação do ciclo do mosquito, além de organização de jogos lúdicos e campanhas de limpeza regulares, com foco na remoção de recipientes que acumulam água, como pneus velhos, garrafas plásticas, latas e vasos de plantas.
Varreduras na região serão realizadas com o intuito de investigar possíveis focos, além de orientar todos os moradores sobre as formas de prevenção.
Ações nos municípios
Os municípios das regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Itapeva, Jales, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Grande São Paulo, Santos, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, São José Dos Campos e Taubaté irão aderir ao “Dia D” e alguns deles, inclusive, contarão com a ajuda da Defesa Civil e do Exército.
O material didático e educativo, “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, foi entregue pelo estado às prefeituras para distribuição à população. Os informes também serão distribuídos para todas as escolas públicas, tanto municipais, quanto estaduais, assim como podem ser entregues nas escolas particulares.
Leia também: Em Kingstown, Lula se reúne com Gustavo Petro e Nicolás Maduro nesta sexta (1º)
REDES SOCIAIS