Depois da morte de mais de 100 palestinos que aguardavam ajuda humanitária em Gaza, os Estados Unidos lançaram neste sábado (2) o primeiro carregamento aéreo de mantimentos à Faixa de Gaza.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a ajuda na última sexta (1º). "Vamos nos unir a nossos amigos para proporcionar lançamentos aéreos", disse o chefe de Estado norte-americano a jornalistas na Casa Branca.
De acordo com o Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, cerca de 576 mil pessoas, um quarto da população de Gaza, estão a um passo da fome extrema.
Leia também: EUA rejeita resolução que responsabilizaria Israel pelos mais de 100 mortos em entrega de ajuda em Gaza
Tragédia durante ação de ajuda humanitária
Na última quinta-feira (29), ao menos 112 palestinos morreram durante um tumulto. O Hamas, que governa a Faixa de Gaza, acusou soldados israelenses de terem atirado contra uma multidão que esperava pela ajuda humanitária na região.
Israel admitiu que atirou contra a população, mas para controlar a confusão. O porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari, disse que a maioria das vítimas foram pisoteadas ou atropeladas pelos caminhões que tentavam sair da confusão.
O conflito entre Israel e o Hamas se intensificou após os ataques do grupo extremista em solo israelense em 7 de outubro do ano passado.
Leia também: Lula volta a criticar conflito na Faixa de Gaza e pede fim da “carnificina”
REDES SOCIAIS