Notícias

Pinturas rupestres com cerca de 2 mil anos são encontradas na região do Jalapão

Segundo a equipe arqueológica, as ocupações humanas nessas áreas recuam até 12.000 anos atrás e formaram sítios arqueológicos durante o período pré-colonial


11/03/2024 11h06

A equipe de arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu, no último mês, na região do Jalapão, a identificação de painéis com arte rupestre pré-colonial feita por grupos humanos há, provavelmente, dois mil.

Leia mais: Pilotos de avião dormem por quase meia hora e voo desvia de sua rota na Indonésia

As descobertas recentes ampliam o patrimônio arqueológico do Tocantins. O estado possui grande potencial para pesquisa arqueológica, tendo inúmeros sítios cadastrados pelo Iphan. Os sítios descobertos agora integram um complexo arqueológico localizado no Jalapão.

“Entre os símbolos gravados e pintados nas rochas destacam-se pegadas humanas, pegadas de animais como veados e porcos do mato, e figuras que lembram corpos celestes”, explica o arqueólogo do Iphan em Tocantins, Rômulo Macedo. Ele esteve à frente das missões realizadas entre 2022 e 2023 para investigar a existência de novos sítios na região.

Segundo a equipe arqueológica, as ocupações humanas nessas áreas recuam até 12.000 anos atrás e formaram sítios arqueológicos durante o período pré-colonial, até o contato com os colonizadores europeus.

Leia também: Acidente aéreo fere 50 pessoas; 12 foram encaminhadas ao hospital

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido