Israel e Palestina: "Os líderes não representam a minha maneira de pensar o mundo”, diz astrofísico
No Roda Viva, Marcelo Gleiser diz que a posição é sempre a de pacifismo
11/03/2024 23h55
O Roda Viva recebe o físico e astrofísico brasileiro Marcelo Gleiser nesta segunda-feira (11).
Gleiser é o primeiro latino-americano contemplado com o Prêmio Templeton, conhecido como “Nobel da espiritualidade”, em 2019. O físico é pós-doutor pelo King’s College de Londres, pelo Fermilab de Chicago e pela Universidade da Califórnia. Publicou os best-sellers "A harmonia do mundo", "A dança do universo" e "O fim da Terra e do Céu".
No programa, Marcelo Gleiser fala sobre o conflito envolvendo Israel e Palestina.
“A minha posição é parecida com a do Einstein, o pacifismo acima de tudo, contra qualquer guerra. Eu também sou judeu. Para mim, o problema não é o judaísmo, é a liderança do Estado de Israel nesse momento, e a liderança na Faixa de Gaza”, diz.
“A resposta militar israelense, inicialmente, foi necessária, mas até que ponto ela vai? É uma questão que tem a ver com os líderes atuais que não representam a minha maneira de pensar o mundo”, completa.
"O despertar do universo consciente: Um manifesto para o futuro da humanidade" é o título do novo livro de Gleiser, que une física, filosofia, biologia, química, religião e muito mais para questionar. O lançamento da obra está marcado para o dia 12 de março no Rio de Janeiro e para o dia 14 em São Paulo.
A bancada de entrevistadores é formada por Denis R. Burgierman, editor-chefe do Greg News, Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental da Agência Pública, Marcelo Yamashita, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp e diretor do Instituto Questão de Ciência, Ricardo Ogando, astrofísico no Observatório Nacional, e Salvador Nogueira, colunista da Folha de S.Paulo.
O cartunista Luciano Veronezi ilustra a entrevista durante o programa.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
REDES SOCIAIS