A partir desta terça-feira (12), a transferência digital de veículos poderá ser feita pelos proprietários de forma online pelo aplicativo do Poupatempo. Apenas pessoas físicas e que possuem o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) em formato digital poderão fazer o procedimento.
Leia mais: IR 2024: Receita Federal libera programa para preenchimento da declaração; veja como acessar
No momento inicial, essa opção só está disponível para veículos fabricados depois de janeiro de 2021 e que possuem placa padrão Mercosul e documento digital. Modelos fabricados antes só poderão utilizar desse procedimento caso o veículo tenha CRV digital e o novo proprietário more no mesmo município de cadastro do veículo.
De acordo com o Detran-SP (Departamento de Trânsito) de São Paulo, o processo da TDV (Transferência Digital de Veículos) é 100% automatizado e inédito no país.
A transferência digital levará cerca de cinco minutos. Antes da digitalização, o serviço levava cerca de três dias úteis para ser concluído.
Para realizar o procedimento, vendedor e comprador precisam baixar o aplicativo do Poupatempo, além de terem conta no site do GOV.BR. Já o veículo precisa estar inspecionado por uma empresa credenciada junto ao órgão de trânsito.
Pelo aplicativo, será possível fazer o pagamento da taxa de transferência (R$ 272,27 se o licenciamento estiver em dia) via Pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo.
Leia também: Datafolha: governo de Lula é avaliado como ótimo ou bom por 38% dos eleitores de SP
Veja imagens: Webstory: Detran libera transferências digital de veículos por aplicativo a partir desta terça-feira (12)
REDES SOCIAIS