Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência em saúde pública para a dengue nesta segunda-feira (18). A medida foi assinada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e será publicada em edição extra do Diário Oficial.

Um quarto ofício também será encaminhado ao Governo Federal com o objetivo de solicitar a destinação de vacinas à capital. De acordo com a gestão municipal, os três pedidos anteriores não foram respondidos.

A cidade de São Paulo registrou 49.721 casos e 11 óbitos, o que representa 0,022% do total de confirmados. A incidência de casos da doença chegou nesse domingo (18) a 414 por grupo de 100 mil habitantes.

A decisão é tomada em menos de 15 dias após o Governo do Estado de São Paulo declarar situação de emergência. Nesse sábado (16), o estado atingiu 78 óbitos e 234.564 casos, de acordo com dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

No dia 13 de março, Nunes anunciou novas medidas no combate à doença. As ações englobam, por exemplo, a contratação de médicos e agentes de saúde, além da compra de novos equipamentos de nebulização. As 80 unidades de Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAS) também passaram a funcionar até às 22h a partir desta segunda (18).

Leia também: Filhote de arara-azul-de-lear, que está ameaçada de extinção, nasce no Zoo de São Paulo

Cuidados

As unidades de saúde municipais realizam atendimento a pacientes que apresentam sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, além de estarem abastecidas com testes rápidos para a doença, que são feitos conforme avaliação clínica.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito, por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. O uso de repelentes, se possível, também pode ajudar.

Confira as novas ações realizadas pela prefeitura no enfrentamento à dengue:

Reforço de 3,2 mil mulheres contratadas pelo Programa Operação Trabalho (POT). Elas passarão por treinamento e estarão distribuídas nas 32 subprefeituras;

Apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais;

Mais 30 veículos de nebulização, elevando o número total para 96;

Reforço na campanha de conscientização, com faixas em cruzamentos de vias, terminais de ônibus e dentro dos coletivos;

Novas tendas para atendimento de pessoas com sintoma, em Itaquera e São Miguel Paulista.

Leia também: Eleições 2024: Justiça Eleitoral promove Semana do Jovem Eleitor a partir desta segunda (18)