A Defesa Civil do Estado de São Paulo estendeu a campanha SP Sempre Alerta Operação Chuvas até o dia 15 de abril.
A ação se encerraria na última segunda-feira (31), no entanto, os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) apontaram condições para chuva intensa até pelo menos 6 de abril.
Cidades do ABC Paulista registaram altos volumes de chuva no período da tarde de segunda-feira (31). Em Mauá, foram 137mm, o equivalente a 18 dias do esperado para o mês de março, em apenas 6 horas. Já em Santo André, foram registrados 95mm, que corresponde a 42% do volume médio para o mês.
Às 14h47, a Defesa Civil enviou um alerta severo para os municípios da região do ABC, alertando a população para buscarem locais seguros. Não houve registro de vítimas.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram registrados 23 chamados para quedas de árvores e 63 para alagamentos na cidade de Santo André. Em Mauá, as autoridades foram acionadas para duas ocorrências de queda de árvore e sete para alagamentos.
Com a prorrogação da Operação Chuvas, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil seguirá mobilizado e em regime de prontidão. O monitoramento meteorológico seguirá 24 horas por dia, com envio de alertas à população diante de condições severas de chuvas.
As Defesa Civis municipais manterão as vistorias de campo e com as ações dos planos de contingência em vigor, como, por exemplo, a da montagem de abrigos emergenciais em caso de famílias desabrigadas ou desalojadas.
“Vamos seguir mobilizados por mais 15 dias considerando o cenário de chuvas intensas que ainda teremos nesta semana. É importante manter todo o time de prontidão para o atendimento rápido e eficiente das ocorrências”, destaca o coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.
REDES SOCIAIS