Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura - Renato Parada
Divulgação/TV Cultura - Renato Parada

O Roda Viva desta segunda-feira (1º) recebe Heloisa Starling, historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisadora também acaba de lançar o livro "A Máquina do Golpe - 1964: Como Foi Desmontada a Democracia no Brasil".

No programa apresentado por Vera Magalhães, a escritora detalhará o projeto que narra, passo a passo, o que aconteceu há 60 anos, entre os dias 30 de março e 1º de abril de 1964.

A obra será lançada em três partes. Em março, Heloisa disponibilizou, de forma online, os primeiros dois capítulos do livro. Em abril, será disponibilizada a segunda parte. Ainda neste semestre, está previsto que o livro físico chegue às lojas pela editora Companhia das Letras.

Leia mais: Inmet emite alerta de chuvas intensas em praticamente todo Brasil

“Só teremos vitória quando os racistas saírem dos estádios para a cadeia”, diz Vini Jr

Ela também é autora de "Os senhores das Gerais" (1986), "Lembranças do Brasil" (1999), "Brasil: Uma biografia" (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, "República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo" (2017) e "Ser republicano no Brasil colônia" (2018). 

Participam da bancada de entrevistadores Mário Medeiros, diretor do Arquivo Edgard Leuenroth, Naief Haddad, repórter da Folha de S.Paulo, Paula Miraglia, diretora-geral da Gama Revista, Tatiana Vasconcelos, apresentadora da CBN, e Taina Silva Santos, mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Os desenhos são feitos em tempo real pelo cartunista Luciano Veronezi.

O programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Assista à última edição do Roda Viva, que recebeu a cantora Alaíde Costa: