Alexandre de Moraes nega o pedido de devolução do passaporte de Bolsonaro
Ex-presidente fez o pedido para poder viajar para Israel; ministro classificou como “absolutamente prematuro” devolver o documento
30/03/2024 12h51
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de Jair Bolsonaro para devolução do passaporte. O ex-presidente fez a solicitação no dia 25 de março para poder viajar a Israel.
Em sua decisão, o ministro afirmou ser “absolutamente prematuro” devolver o passaporte de Bolsonaro, já que as investigações contra ele ainda estão em andamento. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também defendeu a não devolução.
Moraes também disse que a medida permanece necessária e adequada, "uma vez que a investigação, inclusive quanto ao requerente, ainda se encontra em andamento. As diligências estão em curso, razão pela qual é absolutamente prematuro remover a restrição imposta ao investigado".
O documento foi apreendido na Operação Tempos Veritatis, que investiga uma tentativa de golpe de Estado no país para manter Bolsonaro no poder. Mas vale ressaltar que o ex-presidente é alvo de outros inquéritos, como da fraude no cartão de vacinação.
Leia também: Data do Golpe Militar de 1964 deve ser desprezada para 64% dos brasileiros, diz DataFolha
Além de Bolsonaro, outros investigados da operação não podem deixar o país, como general Braga Neto (PL), o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o general Augusto Heleno, ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
REDES SOCIAIS