OMS informa que cerca de 9 mil pacientes precisam ser transferidos de Gaza
Tedros Adhanom Ghebreyesus afirma que há poucos hospitais com condições de atender o público
30/03/2024 16h49
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, usou as redes sociais neste sábado (30) para informar que cerca de 9 mil pacientes precisam ser transferidos da Faixa de Gaza com urgência. Na análise da organização, o local possui apenas dez hospitais em condições mínimas para atender o público.
"Cerca de 9.000 pacientes devem ser removidos urgentemente para o estrangeiro para que possam se beneficiar de serviços de saúde vitais, particularmente para o tratamento de câncer, das lesões causadas por bombardeios, diálise renal e outras doenças crônicas", escreveu Ghebreyesus.
Antes do conflito entre Israel e o Hamas, a OMS afirma que a Faixa de Gaza contava com 36 centros médicos para atender a população.
Até o momento mais de 3 mil pacientes já foram transferidos de Gaza para outros países, de acordo com Tedros.
Leia também: Melhor da Vida - Dr. Leandro Costa - Excesso de cafeína
“É preciso remover muito mais. Instamos Israel a que acelere a aprovação das remoções para que os pacientes críticos possam ser atendidos", finalizou.
Além dos problemas de saúde, diversas organizações estão com dificuldade de levar ajuda humanitária até a região. Todos os órgãos acusam Israel de criar bloqueios e não ajudar com auxilio a mulheres e crianças.
Leia também: Como funciona o Ozempic? Médico explica e alerta sobre os efeitos colaterais
REDES SOCIAIS