Notícias

Cidade de São Paulo inicia vacinação contra a gripe em público com maior exposição à doença

Estimativa populacional para a campanha de 2024 é de 4,5 milhões de pessoas


01/04/2024 11h11

A cidade de São Paulo inicia nesta segunda-feira (1º) a vacinação contra a gripe no público com maior exposição à doença, conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

São eles:

trabalhadores da saúde;

professores do ensino básico a superior;

profissionais das forças de segurança e salvamento;

profissionais das Forças Armadas;

caminhoneiros;

trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

trabalhadores portuários;

população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, assim como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.

A campanha foi iniciada pela Prefeitura de São Paulo no dia 22 de março, com aplicação de doses em pessoas do grupo de risco. A estimativa populacional é de 4,5 milhões de cidadãos. A expectativa é que 90% do público-alvo seja imunizado. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses, com cobertura de 52,19% dos grupos prioritários.

Leia também: Julgamento do TRE-PR que pode gerar a cassação do mandato de Moro começa nesta segunda (1º)

A vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia, mas para que ela faça efeito, são necessárias duas semanas. Ela pode ser encontrada nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

A doença

Entre os meses de janeiro e março foram confirmados 148 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza. No mesmo período de 2023, foram 161.

O contágio da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, mas o vírus também é transmitido de forma indireta, por meio das mãos, que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas.

Medidas simples como a lavagem frequente das mãos, o uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, além de manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.

Leia também: Saque-aniversário do FGTS é liberado para trabalhadores que nasceram no mês de abril



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido