Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Jornalismo TV Cultura
Reprodução/Jornalismo TV Cultura

Vitória Calado Silva, estudante da escola pública de São Paulo, participará do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que acontecerá no Chile a partir de 15 de abril. O evento discute pactos globais para melhoria do planeta.

A jovem recebeu o convite após participar do Grêmio Estudantil de seu colégio e de movimentos educacionais, como o imprensa jovem, projeto da Secretaria Municipal de Educação.

“É um sonho muito grande que eu tinha. Afinal, eu quero trabalhar com relações internacionais. Mas eu nunca imaginava, por ser uma coisa muito distante da minha realidade”, diz a estudante.

Leia também: Opinião: Rita Lisauskas aborda os desafios da dengue no Brasil nesta quinta-feira (4)

A grande responsável por dar a oportunidade para Vitória é Renata Juliotti, jornalista e consultora da ONU.

“A Vitória tem uma história muito parecida com a minha. Me identifiquei muito com ela. Eu a conheci no ano passado fazendo um projeto com a Universidade Metodista de São Paulo, onde sou doutorando. Me identifiquei muito com a história dela e fiquei com desejo de convidá-la para fazer parte do grupo de jovens que eu trabalho junto com a ONU”, explica Juliotti.

A agenda de Vitória no evento será extensa. Por isso, conta com a ajuda de suas professoras para participar dos debates e das palestras. Maria Ferreira da Cruz, uma das professoras, revela que a estudante irá falar sobre comunidades indígenas e erradicação da pobreza.

“Pode ser uma forma de abrir caminhos para outros adolescentes, não somente da minha escola, mas também de outras escolas públicas. É uma oportunidade para falar que a gente não é limitado, a gente pode sim alcançar outros lugares”, completa Vitória.

Burocracia da viagem

Apesar do convite ser um sonho, é preciso pagar um preço por ele. Vitória e sua família criaram uma vaquinha virtual para bancar a viagem. Para quem quer auxiliar, a doação pode ser feita no e-mail “acaladovittoria@gmail.com”.

Leia também: Cidade de São Paulo inicia vacinação contra a gripe em público com maior exposição à doença