Governo de SP emite 45 mil carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista
Documento passou a ser emitido em abril do ano passado e beneficia mais de 120 Carteiras da Pessoa Autista por dia
04/04/2024 18h43
O Governo de São Paulo atingiu nesta semana a emissão de mais de 45 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento pode ser emitido de forma gratuita.
Criado em abril de 2023, a iniciativa tem como objetivo um Estado mais inclusivo e acessível a todos. O documento facilita a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados por todo o estado, promovendo o acesso a direitos como atendimento e filas preferenciais. Com a emissão de mais de 120 Ciptea por dia, o projeto excedeu as expectativas.
Leia mais: Lewandowski diz que os fugitivos de Mossoró planejavam ir para o exterior
"Comemoramos um ano de emissões da Ciptea, reconhecendo não apenas um documento, mas simbolizando o respeito e a dignidade para aqueles no espectro do autismo. Que cada carteira emitida seja um símbolo de reconhecimento e de acesso a direitos a essas pessoas, reafirmando o compromisso do Governo de SP com uma sociedade mais inclusiva e acolhedora", destaca o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a CipTEA pode ser solicitada online por meio do portal ciptea.sp.gov.br, uma iniciativa da Prodesp – Companhia de Tecnologia do Governo de São Paulo –, ou ou presencialmente nos mais de 240 postos do Poupatempo, nos serviços eletrônicos.
Além disso, o Estado dispõe de 26 unidades do Poupatempo distribuídas pela capital, interior e litoral do estado (confira aqui a relação dos postos).
REDES SOCIAIS