Notícias

Lula sanciona marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura, apelidado de “SUS da Cultura”

Aprovado em março pelo Senado, texto estabelece gestão conjunta das políticas do setor entre União, estados e municípios


05/04/2024 10h31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa quinta-feira (4) o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), apelidado de “SUS da Cultura”.

Aprovado no Senado Federal em 6 de março, o texto prevê que o SNC será organizado em regime de colaboração entre os entes federativos para gestão conjunta das políticas de cultura.

Durante a cerimônia de sanção, que ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, em Recife, o petista frisou a importância do setor para o crescimento da economia e da geração de empregos no país, além de defender investimentos fora do eixo Rio-São Paulo.

“Cultura não é apenas do eixo Rio-São Paulo. É da cidade mais pobre, é do povo mais humilde. A cultura não está pronta, ela é feita todo dia por cada gesto do ser humano. E é isso que a gente quer fazer”, ressalta.

Leia também: Milton Nascimento será homenageado pela Portela no Carnaval de 2025

O senador Humberto Costa (PT), relator do projeto, exaltou a sanção da lei após as tratativas para aprovação no Congresso Nacional: “Foi uma construção bastante complexa, mas muito positiva, fizemos uma grande parceria com o Ministério da Cultura e conseguimos eliminar algumas resistências e criar esse sistema”.

O evento também contou com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, e do prefeito da capital pernambucana, João Campos.

A chefe da pasta foi homenageada pelo presidente, que relembrou a primeira vez que a viu no palco durante o Carnaval de Salvador. “Fiquei até 3h da manhã até ela aparecer para cantar. E ela cantou e me encantou e por isso ela virou nossa ministra da Cultura”, revela.

Leia também: Considerado uma das maiores escolas de teatro musical do Brasil, CEFTEM inaugura a primeira unidade em SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido