"O paciente com depressão não se apresenta necessariamente só com tristeza", explica neurocientista
No Provoca, Dráulio Araújo afirma que a doença pode ser apresentada de várias formas
09/04/2024 22h15
O apresentador Marcelo Tas conversa com o físico e neurocientista Dráulio Araújo no Provoca desta terça-feira (9). Ele comanda os experimentos com DMT (dimetiltriptamina) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
No programa, o especialista fala sobre a depressão. Dráulio explica o que é a doença e como os estudos podem identificar os casos.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 11,2 milhões de pessoas (ou 7,6% da população com 18 anos ou mais) foram diagnosticadas com depressão por um profissional de saúde mental.
“O paciente com depressão se apresenta de forma variada. Geralmente, a gente pensa em um paciente com depressão, aquele paciente triste, mas não necessariamente. O paciente pode se apresentar com raiva, tristeza, mas pode se apresentar de outras formas. Alguns pacientes com depressão você vê eles super alegres”, explica.
“Hoje, o diagnóstico é feito por psiquiátricas. O diagnóstico é clínico, é feito por avaliação psiquiátrica, não tem nenhum tipo de imagem ou exame que consiga determinar se aquele tem ou não tem depressão”, completa.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS