No Provoca, neurocientista Dráulio Araújo explica como funciona a cetamina
Segundo o cientista, a substância pode modular certos receptores cerebrais
09/04/2024 22h25
O apresentador Marcelo Tas conversa com o físico e neurocientista Dráulio Araújo no Provoca desta terça-feira (9). Ele comanda os experimentos com DMT (dimetiltriptamina) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
No programa, o neurocientista fala explica como funciona a cetamina e quais os riscos. O cientista esclarece que a substância é aprovada para estudos, mas é frequentemente associada ao uso abusivo devido à sua ação em áreas relacionadas à dependência.
“A cetamina é uma substância utilizada tipicamente como anestésico. Eu não diria que é um psicodélico clássico. Ela pode estar associada ao uso abusivo, e pode modular certos receptores cerebrais que estão associados ao uso abusivo”, explica.
Segundo o cientista, a substância foi aprovada pelo FDA, órgão regulador dos Estados Unidos, em 2018 para o tratamento da depressão em dose sub anestésica. E no Brasil, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2022.
“A cetamina tem essa característica de uma resposta rápida. Então, isso tem um papel importante em riscos de suicidio”, completa. .
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS