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Reprodução/TV Cultura
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Ir a feira está ficando cada vez mais caro. Devido os efeitos do El Niño, o preço de algumas frutas de alto consumo dos brasileiros ficou mais alto. O mamão formosa teve aumento de 31,08% no mês de março e o papaia de 28,66%. Além deles, a laranja pera (16,6%), o melão amarelo (16,52%) e o limão Taiti (16,23%) também ficaram mais salgados.

Além dos fatores climáticos, a sazonalidade também interfere no preço das mercadorias.

“Essas duas culturas [de mamão] foram impactadas pelo clima. Muita chuva na região do Espirito Santo e no sul da Bahia. São duas regiões produtoras do produto. Também teve redução na oferta. No mês de março, fez um calorzinho, então, fez certa pressão no consumo do mamão”, explica Thiago Oliveira, economista do Ceagesp.


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O Ceagesp avaliou o preço de 48 frutas e registrou aumento em mais da metade deles.

Para dar um alívio para o bolso, a dica do economista é variar os produtos que consome. Além de ser bom para a economia, também faz bem para saúde. A pera teve redução de 16%, assim como o limão siciliano (-14,54%), abacaxi pérola (-13,7%), uva vitória (-7,57%) e maça Fuji (-6,03%).

Além disso, sempre buscar na feira as frutas da estação. “Quando consumo um produto na sazonalidade, ele vem com mais qualidade, com preço bom sabor bons”, completa Oliveira.

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