O Roda Viva recebe Davi Kopenawa para abrir a Semana dos Povos Indígenas nesta segunda-feira (15).
O líder indígena foi recebido na última quarta-feira (10) pelo Papa Francisco no Vaticano e pediu que o pontífice "ajude Lula" a salvar os Yanomami, que vivem na maior reserva indígena do Brasil atualmente e sofrem com o avanço do garimpo ilegal.
No programa, Davi Kopenawa analisa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gestão conta com Sonia Guajajara no comando do Ministério dos Povos Indígenas.
“Estou avaliando, estou junto com ele [Lula]. Os povos originários estão avaliando se o governo vai saber remar ou saber dirigir. Nós [povos indígenas] estamos dentro do barco, será que ele vai aprender a dirigir o nosso barco? Será que vai ou não andar? Estou começando a me preocupar, o homem branco não vai da dinheiro para a Funai, para a saúde, não vai repassar para a ministra Sonia", afirma.
"Então, estamos avaliando e também andando junto, porque Lula não vai andar sozinho. Os pajés estão juntos, mas com muito cuidado", completa.
A bancada de entrevistadores é formada por Ariene Susui, jornalista e ativista, Daniela Chiaretti, repórter especial e colunista do Valor Econômico, Leandro Barbosa, jornalista especializado na cobertura socioambiental, Leão Serva, correspondente da TV Cultura em Londres, e Petria Chaves, escritora e âncora da Rádio CBN. O cartunista Luciano Veronezi também participa do programa.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS