Notícias

Zanin marca audiência para debater regulamentação de monitoramento de celulares

A ação da PGR foi movida em dezembro. Semanas antes, no final de outubro, a PF deflagrou operação para investigar o uso ilegal de um sistema de espionagem por integrantes da Abin durante o governo Bolsonaro


16/04/2024 20h35

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin marcou para os dias 10 e 11 de junho audiências públicas para tratar sobre a regulamentação do uso de ferramentas de monitoramento secreto (softwares espiões) de aparelhos de comunicação pessoal, como celulares e tablets, por órgãos e agentes públicos.

Leia mais: Deputado Glauber Braga expulsa integrante do MBL da Câmara

Na decisão, Zanin determina que sejam convidados os demais ministros da Corte, os presidentes da República e do Congresso, ministros do governo e órgãos como Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“A realização da audiência pública permitirá a oitiva de especialistas e de representantes do poder público e da sociedade civil com vista a subsidiar esta Suprema Corte com o conhecimento especializado necessário para o deslinde da causa posta”, disse o ministro.

O ministro abriu prazo para que o Congresso Nacional preste informações sobre a regulamentação. O pedido de informações é medida de praxe, prevista em lei, e visa subsidiar o relator na análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 84, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A ação da PGR foi movida em dezembro. Semanas antes, no final de outubro, a PF deflagrou operação para investigar o uso ilegal de um sistema de espionagem por integrantes da Abin durante o governo de Jair Bolsonaro.

Leia também: Exército de Israel mata dois comandantes do Hezbollah em ataque no Líbano

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado Glauber Braga expulsa integrante do MBL da Câmara

Exército de Israel mata dois comandantes do Hezbollah em ataque no Líbano

Maduro ordena o fechamento de embaixada da Venezuela no Equador

Elon Musk anuncia que novos usuários do X terão que pagar para publicar mensagens

Fuga em Mossoró foi a única e será a última nos presídios federais, afirma Lewandowski