O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (16) o fechamento da embaixada do país no Equador em resposta à invasão à representação mexicana em Quito.
Leia mais: Elon Musk anuncia que novos usuários do X terão que pagar para publicar mensagens
Durante sua participação na reunião de cúpula virtual do Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) nesta terça-feira (16), Maduro anunciou que decidiu fechar também os consulados em Quito e Guayaquil, a maior cidade do país, “até que o Direito Internacional seja expressamente restaurado no Equador”.
Venezuela apoya plenamente la propuesta de México para expulsar al Ecuador de la Organización de la Naciones Unidas hasta que se disculpe ante la Comunidad Internacional y se restituya la situación a su estado legal original. Debe reconocerse el asilo político al exvicepresidente… pic.twitter.com/Z2i3vdUWth
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) April 16, 2024
Segundo Maduro, a Venezuela está “completamente de acordo” com a proposta do México de “expulsar” o Equador da ONU (Organização das Nações Unidas) até que o país se desculpe perante a comunidade internacional.
O México anunciou o “rompimento imediato” das relações diplomáticas com o Equador depois da operação militar na embaixada em 5 de abril. Glas havia recebido asilo político no local, onde estava desde dezembro de 2023. Alegou “perseguição política” por parte das autoridades judiciais do país.
Leia também: Senado aprova criação de cota para obras nacionais no streaming
REDES SOCIAIS