TRF-3 decide que Pietro Mendes volte a presidir o Conselho de Administração da Petrobras
O desembargador Marcelo Saraiva não identificou nenhum conflito de interesses na permanência do secretário
17/04/2024 10h52
O desembargador Marcelo Saraiva, do Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3), decidiu na última terça-feira (16) pela recondução de Pietro Mendes ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
Em resposta a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), a 4ª Turma do TRF-3 ainda deve avaliar a determinação.
Para chegar à conclusão que devolve a Mendes seu antigo cargo, Saraiva alegou não ter identificado nenhum conflito de interesses na permanência do presidente do conselho na estatal.
Leia mais: Câmara de São Paulo deve votar nesta quarta (17) a privatização da Sabesp
STF analisa lei que facilita a contratação de parentes para cargos na administração pública
Além de presidir o Conselho de Administração, Mendes também chefia a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do Ministério de Minas e Energia. Isso levou a 21ª Vara Cível Federal de São Paulo a levantar preocupações com relação a sua atuação.
“A decisão proferida no âmbito da ADI nº 7331 afeta diretamente o caso em análise, o que reforça a inexistência do apontado conflito de interesses na indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes como Conselheiro do Conselho de Administração da Petrobras pelo fato de exercer concomitante a função de Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do Ministério de Minas e Energia”, escreveu o desembargador em sua decisão.
REDES SOCIAIS