Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) foi interrompido na última quarta-feira (17). De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o serviço de melhoria, que levou à paralisação, foi concluído às 23h do mesmo dia. Entretanto, diversas localidades permanecem sem o restabelecimento do recurso.

Em nota, a companhia informou que o “macrossistema de abastecimento da capital funciona por pressão” e que “áreas elevadas ou distantes da estação de tratamento de água podem levar em torno de 24 horas para ter o abastecimento restabelecido”.

Procurada pelo site da TV Cultura, a Cagece informou que a previsão é de que o serviço na RMF volte até às 22h desta quinta-feira (18).

“A Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais”, disse a empresa em comunicado.


De acordo com o g1, ao todo foram 185 bairros prejudicados com a falta de água entre a capital, Maracanaú, Eusébio e parte das cidades de Caucaia, Pacatuba, Maranguape e Itaitinga. O portal da TV Cultura questionou à Cagece o número de bairros impactados, mas a companhia alegou que não possuía no sistema a quantia exata das localidades afetadas.

Leia também: Justiça do Rio mantém prisão de mulher que levou tio morto para pegar empréstimo

Em outro comunicado publicado nesta quinta (18) no site da companhia, a empresa alegou ainda “intermitência no abastecimento de água em Itaitinga e Eusébio” por motivo de "baixa vazão". A previsão é que o abastecimento nessas cidades seja normalizado às 12h de sexta-feira (19), com a “distribuição de água retomada imediatamente”.

Entenda o que é o serviço realizado

Trata-se da interligação do novo trecho da adutora do macrossistema de água de Fortaleza. Segundo a Cagece, o objetivo é garantir o abastecimento nas zonas norte e leste de Fortaleza quando for necessário realizar manutenções no sistema.

“Com duas adutoras, a companhia terá mais uma alternativa de distribuição de água em casos que seja necessário paralisar, garantindo a continuidade do abastecimento de água”, acrescentou.

Leia também: Crise climática afeta a sua saúde mais do que você imagina; entenda