Em entrevista concedida ao portal "g1", o secretário do Tesouro Nacional afirmou que o Governo Federal não tem como impedir o aumento dos preços na conta de luz dos brasileiros. Ainda de acordo com Rogério Ceron, o que motiva a inabilidade do Executivo nacional nesse quesito é a falta de espaço no Orçamento da União para 2024.
“O orçamento fiscal já tem zero espaço para acomodar despesas novas relevantes. Não se trata de mérito, não é uma discussão de se é legítimo ou não. O orçamento público já está bastante tensionado, tem mil e uma demandas já existentes, que demandam zelo e cuidado”, disse o secretário na ocasião.
Leia mais: Alpes perderam 10% de seu volume de gelo em 2023, indica relatório
20ª edição do Acampamento Terra Livre começa nesta segunda-feira (22)
Os subsídios de energia, que formam um dos itens que compõem a conta de luz, estão reunidos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que deve custar R$ 37 bilhões neste ano. Dentre toda essa quantia, cerca de R$ 33 bilhões são pagos pelos consumidores.
publicou uma medida provisória (MP) que visa reduzir as tarifas de energia a curto prazo. O texto, no entanto, pode aumentar os custos a longo prazo
REDES SOCIAIS