Governador do Mato Grosso diz que valor financeiro decorrente da floresta em pé é “conversa fiada”
No Roda Viva, Mauro Mendes disse ainda que “os brasileiros sozinhos não vão salvar o mundo”
29/04/2024 23h59
O Roda Viva recebe Mauro Mendes, governador do estado do Mato Grosso, na edição desta segunda-feira (29).
Ao responder a pergunta de Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro da Agência Estado, o entrevistado faz uma comparação da área de produção utilizada no Brasil em relação a demais países. Segundo o governador, quando contou, durante evento internacional com produtores rurais, sobre a necessidade de 80% da preservação da Amazônia em território brasileiro, "eles não conseguiam entender".
"Nós brasileiros temos que ter clareza o seguinte, não vamos sozinhos salvar o mundo. Não podemos ficar preservando as nossas florestas aqui, para sequestrar carbono, enquanto a China, os EUA e a Europa ‘aumentam’ o consumo de carvão", afirma o entrevistado.
Em seguida, a apresentadora Vera Magalhães chama a atenção para a importância e o valor que também se tem ao manter a floresta em pé a partir de uma economia verde.
“Primeiro que esse valor financeiro [decorrente da ação de manter a floresta em pé] até hoje é conversa fiada. Pouquíssima coisa aconteceu no Brasil e no mundo. Olha para as florestas tropicais aqui e nos países sul-americanos e pergunta se alguém recebeu alguma coisa, uma migalha aqui, um tiquinho ali, é muita conversa e pouco resultado”, argumenta o governador.
Por fim, o empresário e político brasileiro filiado ao União Brasil, enfatiza que outros países querem fazer imposições ao Brasil que eles não fazem nos próprios territórios, colocando, nas suas palavras, "bode na nossa sala".
"Nós tínhamos que estar sendo ovacionados e aplaudidos pelos grandes ativos que nós temos, queremos preservá-los, dentro daquilo que estabelece a lei brasileira, e ser respeitados e até remunerados por isso", finaliza.
Leia também: “Regras da lei brasileira são frouxas”, enfatiza governador do Mato Grosso sobre crimes ambientais
Participam da bancada de entrevistadores Diego Nunes, apresentador do programa Roda de Entrevista da TV Mais, afiliada da TV Cultura em Cuiabá, Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro da Agência Estado, Mariana Grilli, jornalista especializada em agronegócios, Mauro Tagliaferri, jornalista, e Milena Teixeira, repórter de política da CBN em Brasília.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: TSE multa Lula em R$ 250 mil por propaganda contra Bolsonaro em 2022
REDES SOCIAIS