Força Nacional passará a atuar nos abrigos do Rio Grande do Sul, informa ministério
Medida se dá após 11 pessoas serem presas por terem cometido crimes nos abrigos
12/05/2024 15h03
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou na tarde do último sábado (11) que a Força Nacional passará a atuar em abrigos no Rio Grande do Sul.
A comunicação da medida se deu após a Secretaria da Segurança Pública (SSP) gaúcha confirmar que 11 pessoas foram presas por terem cometido crimes nos abrigos.
Segundo o MJSP, o efetivo será de 300 agentes até a próxima semana. Vale lembrar que militares já atuavam nas operações de busca decorrentes das enchentes que tomaram o estado.
Leia mais: Brasil utilizou apenas 19% da verba destinada à prevenção de desastres naturais
Em 2024, Porto Alegre (RS) teve o início de maio mais chuvoso dos últimos 63 anos
O boletim divulgado na manhã deste domingo (12) pela Defesa Civil do RS mostra que os números de mortos e feridos subiram para 143 e 806, respectivamente. A mais recente atualização também aponta que há 125 pessoas desaparecidas.
Enquanto desabrigados são 81 mil, desalojados somam 537 mil. Ou seja, mais de 618 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Enquanto os desalojados são pessoas que, após um desastre, seguem para a casa de um parente ou um amigo, os desabrigados são aqueles que precisam se deslocar a um abrigo público ou privado.
REDES SOCIAIS