Defesa Civil confirma mais duas mortes no Rio Grande do Sul e total sobe para 147
Famílias afetadas pelas chuvas irão receber pix emergencial do governo estadual; entenda
13/05/2024 16h45
Duas novas mortes decorrentes das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul foram confirmadas nesta segunda-feira (13). Segundo o boletim da Defesa Civil, até o momento são 147 vítimas, 127 desaparecidos e 806 feridos.
Além disso, o temporal no estado gaúcho deixou 617 mil pessoas fora de casa. Desse total, 79,5 mil estão em abrigos e 538 mil estão desalojados.
Diante desse cenário, Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, também anunciou novas informações a respeito do auxílio destinado às famílias afetadas pelas chuvas. Intitulado Pix SOS Rio Grande do Sul, a medida tem entre os intuitos dar apoio no processo de reconstrução das residências.
Até o momento, cerca de R$ 93 milhões foram arrecadados por meio de doações. De acordo com o político, aproximadamente 45 mil famílias serão contempladas, com repasse de R$ 2 mil a cada uma delas.
Leia também: Quase metade de todas as escolas estaduais do RS foram danificadas pelas tempestades
Veja abaixo quem poderá receber o benefício:
- Desabrigados ou desalojados como consequência do evento climático, residentes nos municípios que tiveram situação de calamidade reconhecida pela Defesa Civil;
- Inscritos no CadÚnico ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
- Aqueles que não receberam auxílio do programa Volta por Cima;
- Aqueles que tem renda familiar de até três salários mínimos.
Vale destacar que enquanto os desalojados são pessoas que, após um desastre, seguem para a casa de um parente ou um amigo, os desabrigados são aqueles que precisam se deslocar a um abrigo público ou privado.
Leia também: Pesquisa Quaest: 31% afirmam que receberam alguma notícia falsa sobre a tragédia no RS
REDES SOCIAIS