Duas barragens no RS ainda correm risco de ruptura iminente
De acordo com o governo do estado, outras seis instalações do tipo estão no nível de "alerta"
14/05/2024 17h49
O governo do Rio Grande do Sul informou que, devido às fortes chuvas, duas barragens no estado ainda estão em situação de emergência, ou seja, correm risco de ruptura iminente.
De acordo com o estado, a UHE Bugres – Barragem Salto, São Francisco de Paula e a Barragem Santa Lúcia, em Putinga, carecem de providências imediatas.
O monitoramento de instalações deste tipo é feito por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia também: Dilma anuncia investimento de R$ 5,7 bilhões do banco dos Brics no Rio Grande do Sul
Ainda de acordo com o último boletim, UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves; UHE Dona Francisca, em Nova Palma; PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga; Barragem Capané, em Cachoeira do Sul; Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves, e Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra estão em nível de alerta, quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança.
Outras dez barragens do estado apresentam nível de atenção, quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo.
Leia também: Porto Alegre estuda construir “cidade provisória” para 10 mil pessoas
REDES SOCIAIS