Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após a demissão de Jean Paul Prates ser anunciada, Magda Chambriard foi indicada pelo Ministério de Minas e Energia para a presidência da Petrobras.

A notícia, que foi divulgada nessa terça-feira (14) pelo Palácio do Planalto, mexeu com o mercado. O Ibovespa - tido como o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira (B3) - opera em baixa nesta quarta (15), puxado principalmente pela queda nas ações da estatal.

O ex-senador estava no comando da empresa desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a gestão foi marcada por polêmicas em relação ao pagamento de dividendos extras aos acionistas.

Agora, a indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, com apreciação pelo Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração.

Leia também: Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado na rua e está em estado grave

Quem é Magda Chambriard?

Engenheira e ex-diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), atualmente é diretora da assessoria fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e sócia da Chambriard Engenharia e Energia.

Mestre em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (Coppe), foi aluna do setor de ensino do Rio da Petrobras em 1980.

Chambriard trabalhou pouco mais de 22 anos na Petrobras. Foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016, durante os governos dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer.

Ela também foi membro do conselho de administração do Pré-Sal entre 2013 e 2016, além de membro do conselho de administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) durante 2010 e 2016. Entre 2017 e 2023 foi consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas por pouco mais de cinco anos.

Leia também: Aeroporto Salgado Filho pode ficar até três meses fechado; TCU estuda reequilíbrio financeiro na concessão