O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta segunda-feira (20) sobre a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, vítima de um acidente de helicóptero. O político brasileiro se solidarizou e enviou condolências.
"Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano", escreveu o presidente nas redes sociais.
Segundo a mídia local, o helicóptero caiu em uma região montanhosa após enfrentar más condições climáticas. A aeronave, que só foi encontrada cerca de 12 horas depois de cair, estava entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, a aproximadamente 600 quilômetros de distância da capital Teerã.
Além Raisi, morreram o chanceler Hossein Amir-Abdollahian; Malek Rahmati, governador de Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Leia também: Corpo de Toni Venturi é velado nesta segunda (20) na Cinemateca Brasileira, em SP
Mohammad Mokhber, primeiro vice-presidente do Irã, deve assumir cargo deixado por Raisi.
Em nota, o Itamaraty também enviou condolências e afirmou que as mortes são “irreparáveis perdas”.
"O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas", disse o Ministério de Relações Exteriores.
Leia também: Ali Bagheri Kani é nomeado o novo chanceler do Irã, afirma mídia estatal
REDES SOCIAIS