Notícias

Quem assume o governo do Irã após a morte de Ebrahim Raisi em acidente aéreo?

Luto de cinco dias foi decretado no país pelo líder supremo Ali Khamenei


20/05/2024 12h14

Com a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhber é quem deve assumir o cargo.

A sucessão foi aprovada pelo líder supremo Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos no país, no entanto, o governo é transitório.

Conforme a constituição iraniana, um conselho composto pelo vice-presidente, pelo presidente do Parlamento e pelo chefe do poder Judiciário deve ser formado para que uma eleição para definir a escolha seja realizada em até 50 dias.

Eleito em 2021 e com mandato até 2025, Raisi morreu aos 63 anos no último domingo (19) após o helicóptero em que estava junto com a sua comitiva cair em uma região montanhosa ao enfrentar más condições climáticas.

Leia também: Lula lamenta morte de presidente do Irã: “Minhas condolências aos familiares e ao povo iraniano”

Além dele, o veículo também transportava: o chanceler iraniano Hossein Amirabdollahian, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, um líder religioso local.

Quem é Mohammad Mokhber?

Nascido na cidade de Dezful, a cerca de 680 km de Teerã, é especialista em direito internacional e é visto como um político conservador.

Antes de assumir o cargo de primeiro-vice-presidente, de 2007 a 2021 chefiava a Execução da Ordem do Imam Khomeini (EIKO, na sigla em inglês), organização paraestatal que tem participação em quase todos os setores da economia do país e é supervisionada diretamente por Ali Khamenei.

Como primeiro vice-presidente, faz parte do Conselho Supremo de Segurança Nacional, além de assumir tarefas relacionadas às finanças do governo e ser porta-voz do Irã em questões referentes ao conflito entre Israel e o Hamas.

Leia também: Ali Bagheri Kani é nomeado o novo chanceler do Irã, afirma mídia estatal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fisiculturista é preso sob suspeita de espancar a mulher, levá-la ao hospital e alegar "queda"

Lula lamenta morte de presidente do Irã: “Minhas condolências aos familiares e ao povo iraniano”

Com 15 milhões de consumidores atendidos, programa "Desenrola Brasil" chega ao fim

Após falas de Milei, Espanha exige um pedido de desculpas

Ali Bagheri Kani é nomeado o novo chanceler do Irã, afirma mídia estatal